Prefeitura do Congo mantém programa de corte de terras totalmente gratuito para agricultores do município

por Ascom - Prefeitura Municipal de Congo | Publicado em 06/02/2020 às 17:35

A Prefeitura do Congo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem mantendo um programa importante de incentivo à atividade agrícola no município, ofertando o corte das terras para plantio de forma totalmente gratuita para os agricultores, com até duas horas de aração por propriedade.

Antes mesmo da chegada do período chuvoso, a secretaria de agricultura já monta o cronograma para a execução do corte de terras, para preparar as áreas destinadas para plantio pelos agricultores. O cronograma reserva os dias úteis da semana para a agricultura de sequeiro na época de plantio de milho e feijão, cultura tradicional da região que ocorre quando há incidência de chuvas, e os demais dias para a agricultura irrigada, que preenche uma menor proporção de áreas cultivadas.

Fora do período chuvoso, a secretaria de agricultura continua atendendo os agricultores com o corte das áreas para cultura irrigada, com duas horas de aração totalmente gratuita para cada agricultor.

Segundo o secretário da pasta da agricultura, Gilberto Pereira, o cronograma que está em execução para preparar as áreas de plantio de milho e feijão deve ser concluído até o final de fevereiro, salvo aconteça algum imprevisto. Para tanto, três tratores agrícolas estão em atividade na zona rural do município.

O programa de corte de terras totalmente gratuito adotado pela gestão municipal é algo inédito no município e vem ajudando significativamente os agricultores do Congo nos últimos anos, sendo um importante sustentáculo da produção agrícola do município.

Indisponível