Romualdo visita várias comunidades rurais do município

por Ascom - Prefeitura Municipal de Congo | Publicado em 11/01/2021 às 20:57

Romualdo visita várias comunidades rurais do município

O Prefeito Romualdo Quirino não tem parado as suas visitas à zona rural do Congo. Nesta segunda-feira, 11 de janeiro, ele foi, junto com o secretário de Agricultura do município, Maurício Nunes, para ver de perto uma plantação de Palma adensada que fica localizada no Sítio Riachão. Romualdo e Maurício foram visitar o plantio do Sr Antônio Carvalho Campos Neto, de 62 anos, conhecido como Toinho Tavares.

O agricultor explicou para Romualdo e Maurício que começou a plantar a palma em março e foi até o mês de julho. A plantação tem aproximadamente 4 hectares. Tem em torno de 50.000 covas por hectare.

O tipo de palma plantada é a conhecida como Orelha de Elefante. Toinho Tavares conta que esse escolheu esse tipo de palma porque ela é mais resistente à Cochinilha do Carmim, que é um tipo de um inseto que se alimenta da seiva das plantas e a suga. Ele também pode introduzir toxinas que deixam a planta amarela e murcha  destruindo a palma forrageira dentro de pouco tempo se não for combatida rapidamente.

Durante a visita Romualdo disse que "O objetivo da gente foi visitar um local  onde a palma está se adaptando muito bem.  A plantação é bem organizada, a forma da plantação  da palma adensada é pra se ter uma produtividade maior. Isso é bom mostrar porque quem tem uma área pequena pode produzir mais. Isso permitiu o suporte, na época da seca, dos pequenos e grandes animais".

Maurício diz que a visita "serviu exatamente para ver o desenvolvimento dos produtores rurais do município. No sítio do seu Toinho nós encontramos um tipo de palma que se adapta e pode trazer um benefício a outras pessoas se a gente trouxer essa tecnologia e distribuir para o os outros produtores do município".

Ele ainda acrescentou que se tiverem outras espécies que consigam aclimar-se na nossa região será bom para o suprimento de pastagem que trarão benefícios para a nossa localidade:  "a diversificação de vegetação vai trazer a melhoria na produção de leite, de caprinos e também carne que é um potencial forte na nossa região"

• 2021-01-11-agricultura-romualdo-francisco-cesar-6913.jpg
  • 2021-01-11-agricultura-romualdo-francisco-cesar-6868.jpg