Saúde do Congo obtém avaliação positiva do PMAQ e recursos saltam de 4 para 17 mil

por Ascom - Prefeitura Municipal de Congo | Publicado em 24/05/2019 às 12:01

Em avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ ocorrida em setembro de 2018, o sistema de saúde de Congo obteve resultados positivos e os recursos repassados ao município pelo programa, que estavam estagnados em R$ 4.800,00, deram um verdadeiro salto para R$ 17.709,09, um aumento de praticamente 269%.

A avaliação que possibilitou o acréscimo nos recursos do PMAQ de Congo aconteceu em setembro de 2018, quando uma equipe da UFPB, parceira do Ministério da Saúde na execução do processo avaliativo, esteve durante todo um dia no município, visitando os estabelecimentos públicos de saúde, conversando com funcionários e usuários, a fim de conceder a pontuação conforme os níveis de eficiência da estrutura da Atenção Básica.

O acréscimo nos recursos do PMAQ só é possível após a avaliação, que ocorre a cada dois anos e verifica estruturas físicas, equipamentos, materiais, insumos e medicamentos das unidades, bem como a qualidade dos serviços ofertados pelos profissionais da Atenção Básica e o sistema de repasse de informações no âmbito do Sistema Único de Saúde.

O município de Congo possui duas unidades da Estratégia Saúde da Família, tendo uma sido avaliada como nível BOM e outra como MUITO BOM, e um NASF tipo 3, que foi avaliado como MUITO BOM.

Os resultados foram muito comemorados pelo prefeito Júnior Quirino e pela secretária de saúde Jucileide Firmino, pelos profissionais que integram a Atenção Básica, e toda a equipe da secretaria e da gestão municipal como um todo, uma vez que para alcançar tal resultado foi necessário um trabalho minucioso na estruturação do sistema de saúde do município.

A orientação do prefeito, compartilhada pela secretária e toda a equipe da saúde, é que seja mantido o foco na qualidade dos serviços, melhorar onde for necessário e possível, pois existe campo para avançar ainda mais quando vier a próxima avaliação.