Município do Congo participa da cerimônia de lançamento do livro “Caminhos da Paraíba, Isolamento Nunca Mais” do Governo do Estado

Publicado em 26/10/2017 às 15:52

O Governo do Estado da Paraíba lançou ontem, quarta-feira (25), o livro “Caminhos da Paraíba, Isolamento Nunca Mais”, e o município do Congo esteve participando do evento através da representação do vice-prefeito Rozemário, do secretário de planejamento e finanças Thaygo Farias, e do secretário de infraestrutura João Marcos.

A cerimônia de lançamento aconteceu no Theatro Santa Rosa, na capital João Pessoa, e contou com a presença do governador Ricardo Coutinho, além de deputados, prefeitos e vereados de vários municípios paraibanos, e auxiliares do Governo do Estado que se fizeram presentes para prestigiar o evento.

O livro faz uma cobertura especial sobre as rodovias que mudaram a realidade de milhares de habitantes de 54 municípios paraibanos que saíram do isolamento asfáltico a partir da implementação do Programa Caminhos da Paraíba, que construiu e recuperou cerca de 2.400 km de estradas, com um investimento de mais de R$ 1,3 bilhão.

O Congo é citado por três vezes no livro, já que recebemos três vias asfálticas com a implementação do programa que dá título ao livro, sendo: trecho Sumé/Congo, com 31,8 km; trecho Congo/Camalaú, com 17,0 km; e o trecho Congo/Caraúbas, com 22,0 km de extensão.

Na sua fala durante a cerimônia, o governador Ricardo Coutinho ressaltou a importância de registrar em forma de livro todo o desenrolar do Programa Caminhos da Paraíba e falou das transformações que o programa proporcionou nos municípios contemplados. "Temos que lembrar das coisas para que vejamos o que a boa política é capaz de realizar. Em 2010, eu jamais imaginava que a Paraíba poderia construir 2.400 km de estradas e retirar todas as cidades do isolamento, mas isso foi possível, com o empenho de toda a equipe e muito trabalho. Este livro tem um significado especial porque representa a celebração do Programa Caminhos da Paraíba. Os municípios se transformaram muito após a chegada do asfalto. Tinha cidade onde não havia um mercado ou uma farmácia e o comércio era fraco. As estradas trouxeram mais qualidade de vida e perspectiva de desenvolvimento para os municípios", frisou o governador.

Os municípios que saíram do isolamento asfáltico são: Lastro, Congo, Poço José de Moura, Pedra Branca, São Domingos de Pombal, Aguiar, Frei Martinho, Igaracy, Caldas Brandão, São José de Caiana, Livramento, Salgadinho, São Sebastião do Umbuzeiro, Santana dos Garrotes, Riacho de Santo Antônio, Casserengue, Areia de Baraúnas, Camalaú, Lagoa, Matinhas, Tenório, Cacimba de Areia, Quixaba, Serra Grande, Mato Grosso, Curral Velho, Mãe D água, São José de Espinharas, Amparo, Gado Bravo, São José do Brejo do Cruz, Joca Claudino, Poço Dantas, São José dos Cordeiros, Vista Serrana, Algodão de Jandaíra, Cacimbas, Bernardino Batista, Nova Olinda, Coxixola, Parari, São João do Tigre, Passagem, São Domingos do Cariri, Olivedos, Sossego, Barra de São Miguel, Santo André, Santa Cecília de Umbuzeiro, Santa Inês, Vieirópolis, Caraúbas, Natuba e Carrapateira.