Prefeitura do Congo distribui cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade social

por Ascom - Prefeitura Municipal de Congo Publicado em 10/04/2020 às 12:14

Nesta Sexta-feira Santa, equipes da Prefeitura Municipal do Congo estão se revezando para dar início à entrega de cestas básicas para mais de 400 famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social no município, em razão da crise gerada pelo coronavírus.

Um estudo prévio foi realizado pelas equipes das secretarias de educação, saúde e assistência social, a fim de identificar quem está em maior vulnerabilidade, para basear a distribuição. Famílias inseridas no “Cadastro Único” do Ministério da Cidadania, que possuem filhos estudando na Rede Municipal de Ensino, e autônomos sem fonte fixa de renda são exemplos do perfil das famílias que receberão a cesta básica doada pela prefeitura.

Conforme a Lei Federal Nº 13.987/2020, que autoriza a distribuição de alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) às famílias dos estudantes da rede pública enquanto as aulas estiverem suspensas por causa do coronavírus, a prefeitura utilizou recursos que seriam para a merenda escolar, bem como recursos da Assistência Social, para adquirir os alimentos a serem distribuídos.

Além das cestas básicas, kits de higiene pessoal também estão sendo distribuídos.

Segundo o prefeito Júnior Quirino, esta é apenas a primeira ação nesse sentido, e outras mais virão conforme a necessidade e o tempo que durar a situação emergencial gerada pelo coronavírus. “Não temos ideia ainda da proporção das ações subsequentes a esta. Mas, a nossa intenção é manter essa medida, dentro das possibilidades do município, enquanto houver a necessidade.”, enfatizou o prefeito.

A prefeitura fez opção por entregar as cestas nas residências, para evitar as aglomerações. O que por ventura não for entregue nesta sexta-feira, será distribuído na próxima semana.