Saúde do Homem: Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirão do PSA

Publicado em 08/12/2017 às 14:31

Na manhã desta sexta-feira (08), a Secretaria de Saúde do município do Congo realizou um mutirão para o atendimento de uma grande demanda de exames do PSA de homens da comunidade, encaminhados pelas Unidades de Saúde do município – ESF I e II. A ação é consequência das atividades realizadas no mês de novembro, dentro da campanha Novembro Azul, nas quais os homes tiveram participação maciça e receberam orientações importantes dos profissionais que atuam no município quanto ao cuidado com a saúde, não só com relação ao câncer de próstata, que é o foco principal da campanha, mas também enfocando outros cuidados que os homens devem ter para a manutenção de uma vida saudável.

O número de coletas de amostras de sangue para a realização dos exames de PSA chegou a 60, uma quantidade considerada boa em relação ao histórico da procura feita pelos homes quando o assunto é cuidar da saúde, sobretudo com relação à próstata. Os senhores chegaram logo cedo ao Laboratório Municipal, local de realização das coletas, e foram recebidos pela secretária de saúde Jucileide Firmino, pelos profissionais que trabalham no laboratório e toda uma equipe de apoio. Um café da manhã foi oferecido a todos os homens que se fizeram presentes para a realização dos exames.

PSA é a sigla para o “Prostate-specific antigen” que, numa tradução livre para a língua portuguesa, significa “Antígeno prostático específico”. O PSA é uma proteína encontrada naturalmente no sangue, no esperma e nas células da próstata e que tem a função de tornar o esperma líquido. Os valores desta proteína que estão presentes na sorologia do homem podem ser medidos por meio de amostras de sangue. Assim, de acordo com os resultados laboratoriais e exames complementares, o médico urologista pode formar um diagnóstico com precisão e estudar os tratamentos, caso o resultados indiquem a presença de câncer de próstata.