Notícia

SUDEMA realiza capacitação de técnicos sobre cadastro ambiental rural em cidade de Congo

Publicado em 12/04/2017 às 19:00

A SUDEMA iniciou na segunda–feira (10/04) a capacitação de técnicos para o cadastro ambiental rural, a ação em parceria com a prefeitura municipal do Congo através da secretaria de Agricultura visa atualizar o quadro técnico e aumentar o pessoal capacitado para auxiliar os agricultores na realização do CAR das suas propriedades. Os técnicos da SUDEMA irão ficar no município do Congo, ate a quuinta-feira (13/04) fazendo esse trabalho e visitando comunidades rurais do município. Para o coordenador da equipe Jancerlan “o objetivo de nossa vinda aqui enquanto SUDEMA é dar o suporte técnico aos municípios, para que todas as propriedades do município tenham feito o CAR”. Enfatizou.
Além dos técnicos da prefeitura técnicos da Emater dos sindicatos e associações participam do treinamento que tem aulas teóricas e praticas.
Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2, de 05 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente - APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel, e contempla: dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural; dados sobre os documentos de comprovação de propriedade e ou posse; e informações georreferenciadas do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.