CIGRESCOR e Prefeitura do Congo discutem gestão de resíduos sólidos com a população do município

Publicado em 06/12/2017 às 18:41

A Prefeitura Municipal do Congo e o CIGRESCOR – Consórcio Intermunicipal para Gestão dos Resíduos Sólidos do Cariri Oriental e Região – realizaram na manhã de hoje, quarta-feira (06), uma Audiência Pública para apreciação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A audiência aconteceu no auditório da Escola Municipal onde estiveram presentes o prefeito Júnior Quirino, secretários municipais, membros da sociedade civil congoense, professores e alunos, e José Batista Filho - membro da equipe administrativa do consórcio e responsável por fazer a apresentação do referido plano aos presentes.

O consórcio que abrange 13 municípios, entre eles o Congo, contém uma plano de ação de duração de 20 anos (2018/2038) e tem a finalidade de tratar de maneira organizada a questão do lixo produzido pelos consorciados, visando atender a política nacional de resíduos sólidos que preconiza, além de uma gestão eficaz de redução de danos ao meio ambiente, o fim dos lixões a céu aberto substituindo-os por aterros sanitários ou outras alternativas eficazes que não gerem danos ambientais de grande proporção.

Houve o momento de apresentação do plano e também abertura de espaço para que a população e autoridades presentes pudessem trazer seus aportes, sugestões e dúvidas quanto ao assunto, o que possibilitou uma visualização mais clara quanto ao que vem a ser a gestão de resíduos sólidos.

“Toda essa questão é um “calo no calcanhar” das prefeituras. Os municípios pequenos encontram sérias dificuldades em conseguir atender o que pede a Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma vez que a construção, bem como a manutenção dos aterros sanitários é algo caro e se torna inviável para os pequenos municípios como o nosso. Por essas questões, procuramos um meio viável para enfrentar toda essa problemática; o melhor que encontramos foi justamente aderir a um consócio entre vários municípios que apresentam dificuldades em comum, para podermos assim conseguir solucionar o problema.”, disse o prefeito Júnior Quirino, que cobrou agilidade e clareza do núcleo administrativo do consórcio na formatação para implementação das políticas constantes do plano, uma vez que as metas de atendimento imediato já devem começar a ser trabalhadas no próximo ano.