Educação do Congo promove semana de formação online para professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal

por Ascom - Prefeitura Municipal de Congo | Publicado em 04/06/2020 às 21:57

A Secretaria de Educação do município do Congo está realizando durante esta semana a segunda jornada de formação continuada para professores, gestores escolares e coordenadores educacionais da Rede Municipal de Ensino. A grande novidade é que a formação acontece remotamente, por meio da internet, utilizando aplicativo de videoconferência.

A I Formação Continuada Online promovida pela Secretaria de Educação do município do Congo enseja uma reflexão sobre a realidade atual e sobre o papel da escola diante da necessidade de reinvenção metodológica imposta pela pandemia do coronavírus.

Todo o corpo docente da educação municipal – Educação Infantil e Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), incluindo a escola da cidade e as escolas do campo – está participando da formação cujo intuito é manter um equilíbrio no que diz respeito à aprendizagem, mesmo no convívio à distância, visando preservar os elos que ligam alunos, professores, coordenadores, pais e mães, gestores, à escola e ao aprendizado.

Professores, coordenadores educacionais e gestores escolares da Educação Infantil e Escolas do Campo têm como formadora a psicopedagoga Lidiane Quirino. Já do Ensino Fundamental I e II, quem ministrou a formação e conduziu os trabalhos foi a psicóloga Elvia Vilar.

A Educação do Congo já vem desenvolvendo atividades escolares via aplicativos de mensagem, com professores ministrando e alunos produzindo de acordo com suas séries, com horários determinados para consulta ao professor. Porém os encontros de formação acontecem pela primeira vez por videoconferência; um desafio imposto pela Covid-19.

“Desafios da educação em tempos de pandemia – Professor e família reinventando a escola” é o tema da I Formação Continuada Online promovida pela Secretaria de Educação do município do Congo, a qual se encerra nesta sexta-feira (05).